segunda-feira, 27 de fevereiro de 2017

Determinação do Índice de Qualidade do Ar numa Cidade de Média Dimensão


Porque é que insistem que os parques de estacionamento não são prejudiciais quer do ponto de vista humano, quer do ambiental?

Os principais pontos do acordo de Paris sobre o clima.
O documento aprovado na Conferência do Clima entra em vigor até 2020 e, a cada cinco anos, os países deverão rever as suas contribuições para o combate à mudança climática. Manter o aumento da temperatura média global abaixo de 2ºC.
A comunidade internacional comprometeu-se a limitar a subida da temperatura "bem abaixo dos 2ºC" e a "continuar os esforços para limitar o aumento da temperatura a 1,5ºC" (...) isto implica uma redução drástica das emissões de gases de efeito estufa, com medidas como economia de energia, maiores investimentos em energias renováveis e reflorestamento. Como alcançar esse objectivo?
Dos 195 países, 186 anunciaram medidas para suster ou reduzir as emissões de gases de efeito estufa até 2025/2030.

Quem faz o quê?
Os países industriais "devem estar na linha de frente e estabelecer objectivos de redução das emissões em valores absolutos". Os países em desenvolvimento deverão "continuar a aumentar os esforços" na luta contra o aquecimento global "à luz de sua situação nacional".

Transparência
Todos os países devem registar e divulgar suas actividades para protecção do clima, assim como dados sobre a emissão de gases-estufa.

Dito isto vamos reflectir sobre a poluição urbana devido ao incremento dos níveis de tráfego rodoviário que a construção de mais um parque de estacionamento irá trazer para a cidade de Guimarães, nomeadamente, para o centro, onde já se encontram vários parques.
"A poluição atmosférica urbana tornou-se um dos principais factores de degradação da qualidade de vida das populações. Constitui um problema que tende a agravar-se devido, sobretudo, ao desenvolvimento desequilibrado dos espaços urbanos e ao aumento significativo da mobilidade das populações, com o consequente incremento dos níveis de tráfego rodoviário. (...) Os impactos no meio ambiente devidos aos poluentes atmosféricos urbanos são muito variados. Faz-se uma breve descrição dos impactes causados pelos principais poluentes atmosféricos presentes em meio urbano, identificando-se as suas fontes emissoras. (...)

1.1 Óxidos de Azoto (NOx) (...) Os óxidos de azoto são emitidos para a atmosfera em consequência de processos de combustão a elevada temperatura, tais como os associados aos combustíveis de automóveis, à queima de carvão e fuel.
Impacto na saúde humana: O NOx reage com a amónia humidade do ar, e outros compostos presentes na atmosfera para formar ácido nítrico (...) com grandes impactos na saúde e no ambiente. Os impactos na saúde são, nomeadamente, efeitos na função respiratória e sistema respiratório, danos nos tecidos pulmonares e morte prematura. As partículas de menor diâmetro conseguem penetrar no trato inferior do sistema respiratório e podem causar enfisema e bronquite podendo ainda agravar doenças de coração.
Chuva ácida: Os óxidos de azoto podem reagir com outras substâncias no ar e formar ácidos os quais podem cair na Terra em forma de chuva, nevoeiro ou neve ou ainda através da
deposição seca de partículas. Algumas podem ser transportadas pelo vento através de muitos quilómetros. As chuvas ácidas danificam edifícios, monumentos, podendo também baixar o
pH das correntes de águas superficiais e solo.
Alterações à escala global: Um dos compostos do grupo NOx, o óxido nitroso, é classificado de gás de estufa. Em conjunto com outros gases estufa vai contribuir para o aumento da temperatura à escala do planeta. Esta alteração traz um vasto conjunto de
Impactos nomeadamente o aumento do nível das águas do mar, alteração dos ecossistemas existentes na Terra.

1.2. Monóxido de carbono (CO)
O Monóxido de Carbono é um gás incolor e inodoro que é formado na combustão incompleta de combustíveis fósseis devido normalmente a condições de carência de Oxigénio.
É um poluente emitido para a atmosfera durante a queima de combustível, sendo o automóvel a fonte mais expressiva (...) O Monóxido de Carbono pode causar asfixia uma vez que o seu principal efeito é a redução do aporte de Oxigénio aos vários órgãos do corpo (tal como o coração e o cérebro) e tecidos.
Impacto na saúde humana: O risco proveniente de exposições prolongadas, a concentrações baixas de CO, é elevado para pessoas que sofrem de angina de peito, arteriosclerose, e insuficiência cardíaca. Para pessoas com problemas de coração, exposição a concentrações baixas deste poluente pode provocar dores no tórax e redução de capacidade de exercício. Exposições repetidas podem contribuir para outros problemas do foro cardiovascular. Exposições a elevadas concentrações de CO podem trazer problemas no sistema nervoso central. Pessoas que inalam elevados níveis de CO podem desenvolver problemas do foro visual, redução da capacidade de aprendizagem ou de trabalho, diminuição da destreza manual e dificuldade na execução de tarefas complexas. A exposição a níveis extremamente elevados pode causar a morte.
Alterações à escala global: Um composto que contribui indirectamente para aumentar Alterações à escala global: Um composto que contribui indirectamente para aumentar o efeito de estufa contribuindo para o aumento da temperatura à escala global.(...)

in Determinação do Índice de Qualidade do Ar numa Cidade de Média Dimensão, Lígia T. Silva, José F. G. Mendes, Universidade do Minho, Departamento de Engenharia Civil

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.