sábado, 11 de novembro de 2017

Parque de estacionamento de Camões versus PDM


A construção do Parque de estacionamento de Camões não cumpre:

- Na Zona de Estrutura Ecológica Municipal - nível II privilegia-se a minimização da impermeabilização do solo e apoio e complemento dos espaços verdes de utilização colectiva. Ou então, como é apontado na alínea a) do ponto 4 do artigo 11º do Regulamento do PDM, nas áreas de nível II, o regime de uso do solo exclui alterações significativas de topografia que ponham em causa a relação harmoniosa com o terreno envolvente, e na alínea b) do mesmo ponto, diz que o regime de uso do solo exclui alterações que coloquem em risco bens a salvaguardar (naturais, culturais, paisagísticos, arquitectónicos, etc.).

- Zona de Protecção: sobre este ponto o parecer do ICOMOS-Portugal é indicativo de como a construção do parque de estacionamento não se enquadra no local, pois, "conclui-se que se trata de uma proposta de grande impacto no quarteirão, logo, na Zona Especial de Protecção do Bem classificado" e continua, "os tanques ficarão irremediavelmente descontextualizados".
Lembramos que este é um parecer negativo em relação à construção do parque de estacionamento. O parecer termina com esta conclusão: “Assim sendo, o ICOMOS-Portugal afirma a sua total disponibilidade para continuar a contribuir para que a Zona de Couros possa vir a ser integrada na classificação (Património Cultural da Humanidade) que já hoje a cidade de Guimarães tão merecidamente possui, mas, pelo que ficou exposto, não pode concordar com um projecto que sem dúvida irá afectar irreversivelmente esse mesmo Bem”.

Para se ter uma ideia da dimensão da obra comparamos a área do Largo do Toural com a área do interior do quarteirão Camões - Caldeirôa. Como se pode observar o Toural caberia uma vez e meia, sensivelmente, dentro da área onde será construído o parque de estacionamento.



Por não se ter acesso ao interior do quarteirão torna-se mais difícil às pessoas perceberem a dimensão desmesurada da obra. O desaterro será violentíssimo.


A dimensão do parque de estacionamento será desde a Travessa da Caldeirôa até às traseiras da Caixa Geral de Depósitos. O edifício terá quatro pisos divididos em dois corpos. Na parte de cima [Norte] terá três pisos subterrâneos, sendo o piso -3 equivalente ao piso -2 da parte baixa do interior do quarteirão [Sul] (próximo da Travessa da Caldeirôa).
Para se ter uma ideia mais próxima da dimensão colocámos nas legendas a localização do famoso restaurante "Porta Larga".