quarta-feira, 22 de março de 2017

Não precisamos mesmo de mais parques de estacionamento!

Não precisamos mesmo de mais parques de estacionamento!

No entanto está programada a construção de mais 1 parque, o Parque da Caldeiroa/ Camões, e foi encomendado um estudo para comprovar a viabilidade de construção de um parque de estacionamento subterrâneo entre o largo da República do Brasil, vulgo Campo da Feira, e a alameda de São Dâmaso.

Não à morte do quarteirão Camões-Caldeiroa


Dizem que alguns colaboradores de estabelecimentos comerciais das artérias: Alameda de São Damaso, Toural, Rua de Santo António foram contactados por agentes da Vitrus para "comprarem" um lugar de estacionamemto por €20 mensais, no Parque de Estacionamento que querem construir na Caldeiroa/Camões. Parque esse que ainda não foi construído e que não foi ainda a discussão pública e para o qual não foi feito nenhum estudo de impacto ambiental ou de mobilidade integrada, entre outras demonstrações de despotismo político.
Isto é aviltante e é uma tentativa de justificar o argumento do edil que alega que todos os parques são úteis, e o parque da Caldeiroa/Camões especificamente será " estruturante para o desenvolvimento da cidade".
Como se não fossem suficientes os 2.072 lugares de estacionamento geridos pela Vitrus, empresa da Câmara Municipal de Guimarães, que fiscaliza o estacionamento tanto nos cinco parques públicos cobertos - Parque da Plataforma das Artes, no estádio D. Afonso Henriques, no Mercado Municipal, no Centro Cultural de Vila Flor ( neste o piso -1 está fechado por falta de procura (?), ) e no Largo Condessa da Mumadona, como nas ruas dentro e fora do centro histórico.
Caso queiram saber a taxa real de ocupação dos 5 paques públicos terão que adivinhar porque estes números não foram facultados por exemplo ao jornalista que escreveu um artigo sobre os parques de estacionamento geridos pela Camara no Mais Guimarães de 14 de Março. Das ruas com parcómetros a taxa, segundo a Vitrus, vai de 10% ( sim, viram bem 10%) até 65%.

Quando questiono os meus conterrâneos vimaranenses se precisamos de mais parques de estacionamento, a resposta é invariável e categoricamente "Não" pois alegam que não falta estacionamento a pagar, falta é gratuito. Eu contesto esta asserção, pois também existe muito estacionamento gratuito - Parque da Feira, Campo de São Mamede, Hortas, Multiusos, Estádio D. Afonso Henriques em todas as suas envolventes, desde a Estação de Comboios até à Fraterna, entre outros.

Precisamos de pensar que o bem comum radica-se no bem individual que formula esse bem comum.
19 de Março ( 15h24)

Parque da Feira (gratuito), dia 15 de Março ( 17h35)

Parque do Mercado Municipal, dia 15 de Março
( 17h)

Parque da Feira ( gratuito) dia 16 de Março (18h)

21 Março (15.55)

Alameda Dr. Alfredo Pimenta, dia 16 de Março ( 17h45)
Por Fátima Oliveira, via Facebook em 21 de Março de 2017
(publicado com a autorização da autora)